Você provavelmente sabe que a quimioterapia é utilizada em pessoas que desenvolvem o câncer. No entanto, você sabe quais são os objetivos da quimioterapia? Nesse texto tenho como objetivo mostrar a você um pouco sobre essa ferramenta dentro da oncologia.
Continue lendo para entender melhor!
1 O que é a Quimioterapia?
O princípio da quimioterapia é utilizar medicamentos com objetivo curativo, auxiliar à outros procedimentos como antes de cirurgias ou para o controle do crescimento tumoral. Isso significa que ela pode ser utilizada em diferentes momentos em uma pessoa que desenvolveu câncer e esse momento é escolhido de acordo com as particularidades do paciente. A quimioterapia é prescrita por um médico oncologista, assim como eu, e é escolhida de acordo com cada tipo de tumor, objetivo e paciente. É uma decisão individualizada. Ela pode ser administrada em regime de internação ou ambulatório, nas formas intravenosas ou oral.
2 Quando é prescrita uma Quimioterapia?
Novamente, é importante salientar que não existe uma conduta unificada para o tratamento de qualquer câncer. Cada caso deve ser analisado individualmente e as escolhas com relação ao tratamento são compartilhadas, sempre com o objetivo de oferecer o melhor para o paciente. O oncologista pode oferecer a opção do tratamento quimioterápico em algumas situações específicas. O exemplo mais clássico é para o tratamento, quando a quimioterapia é usada para destruir as células cancerígenas, mais a frente citarei alguns outros objetivos. Continue lendo.
3 Tipos de Quimioterapia
Como bem citei anteriormente, existem diferentes modalidades de terapia sendo a principal e mais conhecida a forma curativa. No entanto, é importante salientar outras formas de se utilizar esse recurso por isso selecionei as 3 modalidades mais relevantes para que entenda melhor.
4 Quimioterapia Curativa X Paliativa
O objetivo da cura acontece quando o indivíduo tem a possibilidade de eliminar todas as células tumorais, ficando livre da doença. Agora, o objetivo paliativo acontece quando se torna inviável a eliminação completa da doença. Nesse sentido, busca-se a melhor qualidade de vida possível do paciente.
4.1 Quimioterapia Curativa
O objetivo da quimioterapia curativa é o tratamento do paciente. Ela atua destruindo as células tumorais com objetivo de trazer a cura e por isso pode atingir as células normais do corpo causando sintomas como os citados logo mais nesse artigo.
4.3 Quimioterapia Neoadjuvante
A quimioterapia neoadjuvante auxilia na terapia curativa de forma a reduzir o tamanho dos tumores para melhorar a sobrevida dos pacientes e a chance de cura durante procedimentos cirúrgicos. Ela pode ser realizada quando o tumor está muito grande impossibilita o acesso cirúrgico.
4.2 Quimioterapia Paliativa
A quimioterapia paliativa não tem como objetivo a cura, isso pois em algumas vezes o câncer já está disseminado pelo corpo. Todavia, isso não é motivo para não fazermos nada a respeito. A quimioterapia paliativa tem como objetivo melhorar a qualidade de vida do paciente, reduzindo sintomas importantes que prejudiquem o paciente.
4.4 Quimioterapia adjuvante
Essa última modalidade de quimioterapia é realizada normalmente após a realização do procedimento cirúrgico para a retirada do tumor. Ela permite a eliminação de possíveis células cancerígenas que tenham permanecido no corpo, aumentando a margem de chance de cura.
5 E os efeitos colaterais da quimioterapia?
Muitas pessoas temem os efeitos colaterais da quimioterapia e também não entendem o motivo para eles acontecerem. Estou aqui para esclarecer algumas dúvidas. A primeira é que não podemos prever o quanto esses efeitos adversos irão interferir na qualidade de vida, isso depende da cultura, experiências e do próprio organismo do indivíduo. Outra fator importante a ser esclarecido é o motivo para esses efeitos adversos acontecerem e, esse motivo, é devido ao objetivo do tratamento. Uma vez que esses medicamentos normalmente atacam as células que apresentam alta replicação, por esse motivo as células tumorais são as mais afetadas, eles podem causar danos às células sadias do nosso corpo, assim podem acontecer:
- Náuseas e vômitos
- Feridas na pele
- Diarreia
- Cansaço
- Perda do apetite
- Fraqueza
6 Como um oncologista pode te ajudar
O médico oncologista é o responsável pelo tratamento dos tumores. Apesar do grande temor que a palavra câncer representa, saiba que a medicina evoluiu muito nos últimos anos, melhorando a perspectiva de tratamento e também do cuidado com os pacientes que desenvolvam essa doença. Ainda não é possível prometer a cura para todos os pacientes, no entanto, quanto mais precoce o diagnóstico melhores serão as perspectivas com relação à cura.
Em uma conversa com o seu oncologista serão levantados dados relevantes sobre a doença e sobre as opções terapêuticas disponíveis para o tratamento do câncer. Caso tenha alguma dúvida ou suspeite de um processo neoplásico, venha conversar comigo!